A associção
Fundado em 1992
A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte de Santa Catarina – denominada pela sigla ASSEAPLAN, entidade representativa da categoria agronômica da Região do Planalto Norte de Santa Catarina, é uma sociedade sem fins econômicos, de duração ilimitada com área de atuação compreendendo os municípios do Planalto Norte Catarinense.
A Asseaplan também atua ativamente na formação continuada dos profissionais da Agronomia na região do Planalto Norte, através da promoção de cursos e eventos técnicos, os quais têm como objetivos principais a capacitação dos profissionais, ampliando seus saberes junto às novidades do mercado.
A nova gestão da Asseaplan está empenhada em contribuir para ampliação do quadro de associados, com intuito de conectar ainda mais os profissionais atuantes da área das organizações públicas e privadas.
Nossos Objetivos
-
Defender e coordenar os interesses profissionais e sociais dos Engenheiros Agrônomos da Região do Planalto Norte;
-
promover o aprimoramento, o desenvolvimento e a valorização profissional do Engenheiro Agrônomo, através do pleno exercício da profissão, da fiel execução e aprimoramento das leis específicas e em vigor e do respeito aos ditames do Código de Ética profissional.
-
propugnar pela maior participação e representatividade da categoria agronômica nas políticas do setor produtivo, junto aos órgãos e escalões decisórios e no processo de desenvolvimento da Região, do Estado e da Nação
O Agrônomo semea o futuro e colhe oportunidades"
Nossa História
A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte de Santa Catarina – denominada pela sigla ASSEAPLAN, entidade representativa da categoria agronômica da Região do Planalto Norte de Santa Catarina foi fundada em 2013, contudo os registros do “núcleo” datam da década de 1980.
Nesta época o núcleo dos Engenheiros Agrônomos de Canoinhas era vinculado a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina – AEASC que foi fundada em 1963. Odone Fiamoncine foi um dos primeiros incentivadores, sendo que na época o seu cargo era o de Presidente do Núcleo Regional.
José Alfredo da Fonseca relata que veio da região de Mafra para Canoinhas em 1987 e em 1988 assumiu a Presidência e ficou no cargo até 1993. Em abril de 1994 foi eleito para a Presidência Gilson José Marcinichen Gallotti que cumpriu mandato até abril de 1996.
Deste período existem documentos que revelam movimentação financeira que era feita por Bernadete Grein e Enok Onofre Machado que faziam parte da diretoria. Os registros do quadro associativo do núcleo contavam com a participação de aproximadamente 40 (quarenta) colegas. Na sequência assumiu Gilmar Francisco Partika que tomou posse em um grande jantar que organizou, mas logo teve que mudar por motivo profissional e a diretoria não levou os trabalhos do núcleo adiante. O vazio se instalou até por volta de 2007.
No ano de 2007 cogitou-se a reativação do núcleo e alguns debates começaram a ser dar especificamente no âmbito do fórum relacionado ao Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (SEAGRO). Com as reuniões do SEAGRO começou a pipocar nova disposição em reativação do grupo. Como marco inicial se tem 2009 com uma reunião de debates para nivelamento das intenções e ao final desta, decidiu-se que o núcleo deveria se reunir mais frequente para ganhar corpo e futuramente retomar papel de maior destaque na comunidade.
Nesta reunião participaram o relator da ata, Gilberto Neppel, Satoru Ogawa, Domingos Guadagnin, Marcos Maragons, Ricardo Costa e Darana Tramujas, Daniel Uba, Ana Lúcia Hanisch, José Alfredo da Fonseca, Jaciel Renato Simões de Lima, Roberto Cenci e Josinei Antonio Tissi. A próxima reunião já foi no mês seguinte com a importante participação do convidado e palestrante Lincoln de Paula falando da atuação do CREA/SC e do Engenheiro Agrônomo sob a ótica do Conselho, Legislação e Fiscalização. Em outra oportunidade, trouxeram o diretor financeiro da MUTUA-SC, o Engenheiro Agrônomo, Silvio Tadeu Meneses, ocasião em que estivemos reunidos com um grande número de engenheiros agrônomos. No ano de 2010 alguns encontros foram realizados e o destaque do ano foi um grande jantar dançante na noite do dia 16 de outubro com o motivo da comemoração do dia do Engenheiro Agrônomo.
No ano de 2011 foram alguns encontros decisivos na definição de que o núcleo se estruturaria como associação por orientação estadual da AEASC e deste ponto em diante a história passa a ser contada pelas atas de cada encontro. Em 2011 foi realizada a aprovação da primeira diretoria com o presidente Marcos Marangon, do estatuto e a aprovação do nome da Associação: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região do Planalto Norte – AEAPLAN. Em 2012 a sigla da Associação foi alterada para ASSEAPLAN.
Em 2013 foi aprovado e registrado o seu Estatuto Social e em 2015 foi realizado o seu registro jurídico. Sua área de atuação compreende os municípios do Planalto Norte Catarinense.